Close Ad

Calculadora de meia vida

Results

Definição de meia vida

De acordo com a definição de meia-vida, o tempo total necessário para que qualquer substância ou quantidade seja reduzida à metade de sua concentração inicial é chamado de meia-vida.

O que é Half Life?

A meia-vida é explicada como o tempo necessário para a taxa de decaimento de qualquer substância que possa ter uma estrutura instável por um fator constante 2. Portanto, se a concentração inicial de uma amostra em particular é conhecida como A, então, a decadência nesta quantidade após a meia-vida será A/2.

Half Life Formula

seada no processo de decadência e no número de núcleos instáveis remanescentes após o tempo "t". Portanto, o valor de "t" pode ser encontrado ou determinado usando a equação de meia-vida

$$\text{N(t)} = \text{N(0)}\;*\;0.5\frac{t}{n}$$

Onde:

  • N (t) é a quantidade restante de uma substância após o tempo "t" ter decorrido
  • N (0) é a quantidade inicial desta substância
  • T é a meia-vida

Você também pode determinar a quantidade restante de uma substância usando alguns outros parâmetros na fórmula fornecida, como:

$$N(t) = N(0)\;*\;e^{(\frac{-t}{τ})}$$

$$N(t) = N(0)\;*\;e^{(-λt)}$$

Onde:

  • "T" é o tempo de vida médio - a quantidade média de tempo que um núcleo permanece intacto
  • "λ" é a constante de decaimento (taxa de decaimento)

Cada um dos três parâmetros que retratam a radioatividade de uma substância está conectado de forma associada:

$$T=\frac{ln(2)}{λ} = ln (2)*τ$$

Se balancear equações é uma tarefa difícil para você, você pode usar o balanceador de equações para o seu aprendizado.

Como encontrar o Half Life?

O período de tempo está associado à meia-vida, digamos que 7 dias significa que se você tem um número considerável de átomos radioativos com essa meia-vida, então, após 7 dias, metade deles liberou seu excesso de energia e decaiu em outra coisa.

Portanto, se tivermos 10.000 átomos de Exampelonium-111 com meia-vida de 7 dias, teríamos apenas 5.000 átomos dele. Então, 7 dias depois, teríamos apenas 2.500 átomos, etc. Uma calculadora de meia-vida ajuda você a encontrar o tempo exato em que um elemento radioativo precisa decair até sua metade.

Você também pode aprender como calcular gramas para moles? usando a fórmula de gramas para moles.

O que é radioatividade?

A radioatividade é um fenômeno que ocorre tanto na natureza quanto em laboratórios onde é feita artificialmente. Nesse processo, o núcleo dos átomos se desintegra emitindo ondas de energia chamadas radiação.

Como funciona a radioatividade?

Os átomos de elementos mais pesados ​​não têm uma proporção ideal de prótons para nêutrons. Isso os torna instáveis. Para se aproximar da proporção estável, os átomos passam por decaimento radioativo e no processo emitem energia ou várias partículas como subprodutos.

Os tipos mais comuns de materiais que apresentam decomposição radioativa são Urânio, Estrôncio, Plutônio e Rádio. A razão da instabilidade nesses e em outros materiais radioativos é que eles têm nêutrons extras em seus átomos. Isso cria desequilíbrio.

Aprenda qual é o significado de Moles? na radioatividade e como calculá-la usando a fórmula da fração molar.

Tipos de deterioração da meia-vida radioativa

O decaimento da meia-vida radioativa é de três tipos

  • Decadência Alfa
  • Beta Decay
  • Deterioração gama

O que é Half Life Calculator?

A calculadora de meia-vida é uma ferramenta que ajuda você a entender e calcular os fundamentos do decaimento radioativo. Esta calculadora é baseada na fórmula de meia-vida de elementos radioativos.

Pode-se usar esta ferramenta para calcular o início e a menor quantidade de uma constante de decaimento de meia-vida. A equação de meia-vida e a fórmula de meia-vida são descritas sobre elementos radioativos para utilizar esta calculadora de meia-vida da melhor maneira possível.

Como usar a Calculadora de Half Life?

A calculadora de meia-vida usa a fórmula de meia-vida para resolver os problemas de equação e meia-vida. Você precisará seguir as etapas abaixo para calcular a meia-vida de qualquer elemento radioativo usando a calculadora online de meia-vida.

  • Insira a quantidade inicial ou inicial de uma substância no primeiro campo.
  • Insira a quantidade final de um elemento no segundo campo.
  • Digite o tempo decorrido (quanto tempo demorou para que essa quantidade de material decaísse) no terceiro campo.
  • Agora clique no botão "CALCULAR".

Depois de colocar todos os valores na calculadora de meia-vida, ela calculará um resultado para você sem qualquer demora. Você pode confirmar os resultados resolvendo manualmente a equação de meia-vida usando a fórmula de meia-vida.

Esperamos ter impedido você de compreender a meia-vida. Temos outras calculadoras para você aprender o rendimento e seus tipos. Você também pode aprender como calcular o rendimento percentual e como calcular o rendimento teórico usando calculadoras.


Envie sua avaliação

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: category_slug

Filename: includes/footer.php

Line Number: 1

Backtrace:

File: /home/calcultd/public_html/application/views/client/includes/footer.php
Line: 1
Function: _error_handler

File: /home/calcultd/public_html/application/controllers/Lang.php
Line: 114
Function: view

File: /home/calcultd/public_html/index.php
Line: 317
Function: require_once