Close Ad
AdBlocker Detected
adblocker detected
Calculatored depends on revenue from ads impressions to survive. If you find calculatored valuable, please consider disabling your ad blocker or pausing adblock for calculatored.

Calculadora de freqüência

Results

O que é conversor de frequência?

O conversor de frequência é uma ferramenta de cálculo que permite converter um valor de frequência em sua unidade padrão em unidades maiores e menores. Para entender como nosso conversor de frequência funciona, é necessário entender o conceito de frequência e suas unidades. Vamos dar uma olhada nisso.

O que é frequência?

Em termos mais simples, frequência é o número de vezes que uma coisa ou evento ocorre em um determinado período de tempo. Agora, se quisermos defini-la seguindo uma abordagem mais científica, podemos dizer que a frequência é a taxa por segundo de uma vibração (na forma de uma onda). A onda pode ser uma onda sonora ou eletromagnética (onda de rádio ou luz) que pode ser calculada com uma calculadora de distribuição de freqüência.

A frequência tem dois tipos:

Frequência de ressonância

Frequência relativa.

O que é frequência ressonante?

É um tipo de frequência de onda sonora que é medida pelos parâmetros físicos, ou seja, a vibração de um objeto em vibração. Em outras palavras, é uma frequência natural de vibrações. Em sua frequência ressonante, é mais fácil vibrar um assunto do que em qualquer outra frequência. É fácil calcular por meio de uma calculadora de frequência relativa.

O que é frequência relativa?

Uma frequência relativa é medida em relação ao ambiente total. É a fração de vezes que uma resposta ocorre. Para medir a frequência relativa, você divide o valor da frequência calculada inicialmente pelo número total de tentativas realizadas. Uma calculadora de frequência relativa calcula esse tipo de frequência em um splash.

Qual é a unidade de frequência? A unidade SI de frequência é Hertz (Hz). Um Hertz significa simplesmente uma vez por segundo; 1 / s. É o número de ciclos por segundo de qualquer fenômeno oscilante. Para cada frequência, existe um período de tempo recíproco. Este período é a diferença de tempo entre duas frequências; diferença de tempo entre um evento de tipo semelhante e o próximo. Quais são as outras unidades de frequência? A unidade padrão de frequência é apenas Hertz. Mas como Hz representa apenas um ciclo por segundo, a frequência também é expressa por meio de unidades maiores, como Kilohertz (KHz),

Megahertz (MHz) e Gigahertz (GHz).

  • Kilohertz se refere a quantos milhares de ciclos ocorrem por segundo.
  • Megahertz refere-se a quantos milhões de ciclos ocorrem por segundo.
  • Gigahertz se refere a quantos bilhões de ciclos ocorrem por segundo.
Definições de frequência Freqüência em palavras
Definição de Hertz (Hz) Um Hertz - Um ciclo por Segundo
Definição de Quilohertz (Khz) Um quilohertz - Mil ciclos por segundo = 1.000
Definição de Megahertz (Mhz) Um Megahertz - Um Milhão de Ciclo por Segundo = 1.000.000
Definição de Gigahertz (Ghz) Um Gigahertz - Um Bilhão de Ciclo por Segundo = 1.000.000.000

Como calcular a frequência de uma onda?

Antes que nosso conversor de frequência faça o trabalho de conversão entre unidades menores e maiores de frequência, você deve ter um valor de frequência para começar.

Cada onda tem um comprimento de onda e viaja por um meio com uma certa velocidade de fase. Automaticamente, significa que cada onda tem uma frequência. E essa frequência é inversamente proporcional ao comprimento de onda pela velocidade de fase (velocidade da onda viajando através de um determinado meio).

Isso significa;

$$f\;=\;\frac{v}{λ}$$

Onde V é a velocidade da onda e λ é o comprimento de onda.

A fórmula mencionada acima é para a frequência de uma onda sonora. Uma onda sonora tem uma velocidade geral de 343 m / s no ar. A faixa de frequência do som audível para o ouvido humano está entre 20 Hz - 20.000 Hz.

Outra onda física que carrega uma frequência é uma onda de luz.

No espectro eletromagnético, existem várias frequências de luz. Mas o que é comum é o fato de assumirmos que a velocidade de fase (v) é igual à velocidade da luz (c) para todas as ondas eletromagnéticas. A velocidade da luz é igual a 3 * 108 m/s.

Isso significa que para uma onda eletromagnética (incluindo luz) a fórmula para calcular a frequência é;

$$f\;=\;\frac{v}{λ}$$

Como funciona o conversor de freqüência?

Como explicamos acima, um hertz indica um único ciclo ou vibração por segundo. Mil ciclos por segundo equivale a 1 quilohertz, ou 1 KHz, e 1.000.000 de ciclos por segundo equivale a 1 megahertz ou 1 MHz.

A calculadora de freqüência usa aritmética para essas conversões.

Vamos dar um exemplo da fórmula para converter um valor de frequência em Hz para KHz.

1Hz = 0,001kHz

ou

1kHz = 1000Hz

Fórmula de Hertz para Kilohertz

A frequência f em quilohertz (kHz) é igual à frequência f em hertz (Hz) dividida por 1000:

$$\text{f(kHz)}\;=\;\frac{\text{f(Hz})}{1000}$$

Exemplo

Converter 300 hertz em quilohertz:

$$\text{f(kHz)}\;=\;\frac{300Hz}{1000}\;=\;0.5kHz$$

Suponha que seja um requisito rápido durante uma preparação prática ou para o exame e você tenha que seguir todo o processo de conversão que mencionamos acima. Com certeza, isso criaria aborrecimento e, definitivamente, seria demorado. Em vez disso, por que você não usa uma ferramenta amigável; esse é o nosso conversor de frequência. Este conversor economizará seu precioso tempo e todo o trabalho extra duro que você iria colocar para fazer manualmente essas conversões.

Deixe-nos dar outro exemplo de conversão que, consequentemente, explicaria quão útil e generoso nosso pequeno conversor de frequência é J

Converter megahertz em gigahertz

1GHz = 1000MHz

ou

1MHz = 0,001GHz

Fórmula de Megahertz para Gigahertz

A frequência f em gigahertz (GHz) é igual à frequência f em megahertz (MHz) dividida por 1000:

$$\text{f(GHz)}\;=\;\frac{\text{f(MHz)}}{1000}$$

Exemplo

Converter 7 megahertz em gigahertz:

Esta é a fórmula que você usará e que nosso conversor de frequência usa para converter um valor de frequência em MHz para GHz. Mas, a diferença é que você o fará manualmente e o conversor de frequência o fará em frações de segundos.

Como usar o conversor de freqüência?

Para usar esta ferramenta, você só precisa;

  • Clique para abrir seu link
  • Coloque o valor da sua frequência na caixa fornecida
  • Selecione a unidade inicial e final
  • Clique em converter

Sim, é muito simples de usar.


Envie sua avaliação