Close Ad

Calculadora de rendimento percentual

Results

Qual é o rendimento?

Em química, a quantidade de produto que obtemos em uma reação química é chamada de rendimento ou rendimento da reação. O rendimento também lida com

  • Rendimento Absoluto
  • Rendimento percentual
  • Rendimento Teórico

O que é o percentual de rendimento?

A proporção percentual de um rendimento real para o rendimento teórico é chamada de definição de rendimento percentual ou rendimento percentual. O rendimento percentual geralmente é inferior a 100%.

O que é a fórmula de rendimento percentual?

A fórmula de rendimento percentual é quando o rendimento percentual é igual ao rendimento real, dividido pelo rendimento teórico e multifuncional por 100%.

$$\text{Percent Yield}\;=\;$$

$$\frac{actual\;yield}{theoretical\;yield}\;\;* 100%$$

A estimativa requer que você forneça duas das três variáveis, mas não importa quais! Como qualquer outra equação, ela pode ser reajustada para encontrar a variável necessária.

Não se preocupe, isso é fácil porque criamos uma calculadora de rendimento percentual; basta inserir as duas variáveis ​​conhecidas para encontrar a incógnita dentro de uma fração. Antes de usar, equilibre sua equação com a Calculadora do Balanceador de Equações Químicas.

Significância do rendimento percentual

O rendimento percentual é bastante significativo na fabricação de diferentes produtos. Vamos considerar o processo de fabricação de um medicamento chamado “Aspirina”. Tem apenas um rendimento de 1%, isso significa que o processo é ineficiente.

É descrito como a proporção entre o real e a produção teórica. Ele explica a eficácia de uma reação química e é considerado em diferentes experimentos como a simples decomposição de um composto.

Em poucas palavras, a calculadora de rendimento percentual informa a precisão do seu experimento. Suponhamos uma condição ideal, seu rendimento proporcional seria 100%.

A situação acima mencionada é idealizada, é praticamente impossível ter 100% de rendimento. Se for 100%, significa que você ainda tem solventes ou alguns contaminantes em seu produto final.

A produção proporcional será inferior a 100% devido à diferença entre a produção real e teórica.

Rendimento real vs rendimento teórico

Em comparação, o rendimento teórico é a quantidade de produto adquirida por meio da conversão completa de todos os reagentes no produto final, sem qualquer perda de reagente.

O rendimento real é menor do que o rendimento teórico, porque apenas algumas reações avançam para a conclusão. Alguma parte do produto não é recuperada ao final da reação.

Por exemplo, se você estiver recuperando algum precipitado de um produto, poderá perder outras partes devido à filtragem inadequada. Durante o processo de filtração, alguma parte do produto pode não ser peneirada e deixada na malha de papel.

Aprenda sobre o que é rendimento teórico e como calcular o rendimento teórico com a Calculadora de rendimento teórico.

Como encontrar a porcentagem de rendimento?

Para determinar o rendimento e calcular o rendimento percentual, você precisa de duas coisas, o rendimento real e o rendimento teórico.

Você precisará encontrar os moles ou a concentração em gramas de seus reagentes para encontrar o rendimento teórico. Certifique-se de converter a concentração em uma única unidade: gramas ou moles. Para corrigir isso, você pode usar a Calculadora Gramas para Moles antes de prosseguir.

Vamos considerar que você tem ambos os valores; como você encontrará a saída?

  • Conheça os pesos de ambos os valores (mesmas unidades)
  • Divida o rendimento real pelo teórico.
  • Agora, multiplique esse valor por 100 para obter a resposta.

É isso, não é muito complexo certo! Ou você pode se beneficiar de nossa calculadora inteligente de rendimento percentual para encontrá-lo de forma fácil e rápida.

Um ponto importante sobre os valores obtidos; é possível ter um valor acima de 100%, mas é devido à presença de solvente em sua amostra, bem como em seu produto final.

Uma solução é a secagem completa do produto e, em seguida, pesá-lo novamente para obter o valor real. O requisito certo está entre 70-90% ou mais, mas nunca 100%.

Exemplo de cálculo do rendimento percentual

Suponhamos que você esteja conduzindo uma reação de adição nucleofílica, usando acetona e cianeto de sódio para produzir hidroxiacetonitrila.

The Percent Yield Calculator

Por enquanto, apenas ignore os solventes abaixo da seta; você reagiu 7g de acetona com 3g de cianeto, dando uma produção hipotética de 8,54g de hidroxilacetonitrila.

Agora, se você realizar o experimento e obter um rendimento real de 7,58 g de hidroxilactenitrila, qual será o rendimento percentual?

Você tem os valores necessários, pois o rendimento real é 7,58 ge o rendimento teórico é 8,54 g. Agora use a seguinte equação:

Rendimento percentual = (massa real do produto desejado / massa hipotética) × 100 = (7,58 / 8,54) × 100 = 88,75%

Aí está: 88,75%. Essa foi uma reação bastante eficaz! Se você obtiver uma saída baixa, verifique sua meia equação inicial manualmente ou use Calculadora de Half Life.

Como calcular o rendimento percentual com a Calculadora de rendimento percentual?

Aprenda a calcular o rendimento percentual facilmente. Nossa calculadora de rendimento percentual usa equação de rendimento percentual e fórmula de rendimento percentual para fornecer o valor real do rendimento percentual.

Para calcular o rendimento percentual, execute as seguintes etapas

  • Coloque o valor do rendimento teórico
  • Coloque o valor do rendimento real
  • Pressione "Calcular"

Nossa calculadora de rendimento percentual mostrará resultados precisos. Se você quiser verificar a fração molar, use nossa Calculadora de Fração Mole.

Esperamos que tenha gostado do nosso trabalho, dê-nos um feedback para que possamos melhorar constantemente. Boa sorte, saúde!


Envie sua avaliação

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: category_slug

Filename: includes/footer.php

Line Number: 1

Backtrace:

File: /home/calcultd/public_html/application/views/client/includes/footer.php
Line: 1
Function: _error_handler

File: /home/calcultd/public_html/application/controllers/Lang.php
Line: 107
Function: view

File: /home/calcultd/public_html/index.php
Line: 317
Function: require_once