Close Ad
AdBlocker Detected
adblocker detected
Calculatored depends on revenue from ads impressions to survive. If you find calculatored valuable, please consider disabling your ad blocker or pausing adblock for calculatored.

Calculadora de rendimento percentual

Results

Qual é o rendimento?

Em química, a quantidade de produto que obtemos em uma reação química é chamada de rendimento ou rendimento da reação. O rendimento também lida com

  • Rendimento Absoluto
  • Rendimento percentual
  • Rendimento Teórico

O que é o percentual de rendimento?

A proporção percentual de um rendimento real para o rendimento teórico é chamada de definição de rendimento percentual ou rendimento percentual. O rendimento percentual geralmente é inferior a 100%.

O que é a fórmula de rendimento percentual?

A fórmula de rendimento percentual é quando o rendimento percentual é igual ao rendimento real, dividido pelo rendimento teórico e multifuncional por 100%.

$$\text{Percent Yield}\;=\;$$

$$\frac{actual\;yield}{theoretical\;yield}\;\;* 100%$$

A estimativa requer que você forneça duas das três variáveis, mas não importa quais! Como qualquer outra equação, ela pode ser reajustada para encontrar a variável necessária.

Não se preocupe, isso é fácil porque criamos uma calculadora de rendimento percentual; basta inserir as duas variáveis ​​conhecidas para encontrar a incógnita dentro de uma fração. Antes de usar, equilibre sua equação com a Calculadora do Balanceador de Equações Químicas.

Significância do rendimento percentual

O rendimento percentual é bastante significativo na fabricação de diferentes produtos. Vamos considerar o processo de fabricação de um medicamento chamado “Aspirina”. Tem apenas um rendimento de 1%, isso significa que o processo é ineficiente.

É descrito como a proporção entre o real e a produção teórica. Ele explica a eficácia de uma reação química e é considerado em diferentes experimentos como a simples decomposição de um composto.

Em poucas palavras, a calculadora de rendimento percentual informa a precisão do seu experimento. Suponhamos uma condição ideal, seu rendimento proporcional seria 100%.

A situação acima mencionada é idealizada, é praticamente impossível ter 100% de rendimento. Se for 100%, significa que você ainda tem solventes ou alguns contaminantes em seu produto final.

A produção proporcional será inferior a 100% devido à diferença entre a produção real e teórica.

Rendimento real vs rendimento teórico

Em comparação, o rendimento teórico é a quantidade de produto adquirida por meio da conversão completa de todos os reagentes no produto final, sem qualquer perda de reagente.

O rendimento real é menor do que o rendimento teórico, porque apenas algumas reações avançam para a conclusão. Alguma parte do produto não é recuperada ao final da reação.

Por exemplo, se você estiver recuperando algum precipitado de um produto, poderá perder outras partes devido à filtragem inadequada. Durante o processo de filtração, alguma parte do produto pode não ser peneirada e deixada na malha de papel.

Aprenda sobre o que é rendimento teórico e como calcular o rendimento teórico com a Calculadora de rendimento teórico.

Como encontrar a porcentagem de rendimento?

Para determinar o rendimento e calcular o rendimento percentual, você precisa de duas coisas, o rendimento real e o rendimento teórico.

Você precisará encontrar os moles ou a concentração em gramas de seus reagentes para encontrar o rendimento teórico. Certifique-se de converter a concentração em uma única unidade: gramas ou moles. Para corrigir isso, você pode usar a Calculadora Gramas para Moles antes de prosseguir.

Vamos considerar que você tem ambos os valores; como você encontrará a saída?

  • Conheça os pesos de ambos os valores (mesmas unidades)
  • Divida o rendimento real pelo teórico.
  • Agora, multiplique esse valor por 100 para obter a resposta.

É isso, não é muito complexo certo! Ou você pode se beneficiar de nossa calculadora inteligente de rendimento percentual para encontrá-lo de forma fácil e rápida.

Um ponto importante sobre os valores obtidos; é possível ter um valor acima de 100%, mas é devido à presença de solvente em sua amostra, bem como em seu produto final.

Uma solução é a secagem completa do produto e, em seguida, pesá-lo novamente para obter o valor real. O requisito certo está entre 70-90% ou mais, mas nunca 100%.

Exemplo de cálculo do rendimento percentual

Suponhamos que você esteja conduzindo uma reação de adição nucleofílica, usando acetona e cianeto de sódio para produzir hidroxiacetonitrila.

The Percent Yield Calculator

Por enquanto, apenas ignore os solventes abaixo da seta; você reagiu 7g de acetona com 3g de cianeto, dando uma produção hipotética de 8,54g de hidroxilacetonitrila.

Agora, se você realizar o experimento e obter um rendimento real de 7,58 g de hidroxilactenitrila, qual será o rendimento percentual?

Você tem os valores necessários, pois o rendimento real é 7,58 ge o rendimento teórico é 8,54 g. Agora use a seguinte equação:

Rendimento percentual = (massa real do produto desejado / massa hipotética) × 100 = (7,58 / 8,54) × 100 = 88,75%

Aí está: 88,75%. Essa foi uma reação bastante eficaz! Se você obtiver uma saída baixa, verifique sua meia equação inicial manualmente ou use Calculadora de Half Life.

Como calcular o rendimento percentual com a Calculadora de rendimento percentual?

Aprenda a calcular o rendimento percentual facilmente. Nossa calculadora de rendimento percentual usa equação de rendimento percentual e fórmula de rendimento percentual para fornecer o valor real do rendimento percentual.

Para calcular o rendimento percentual, execute as seguintes etapas

  • Coloque o valor do rendimento teórico
  • Coloque o valor do rendimento real
  • Pressione "Calcular"

Nossa calculadora de rendimento percentual mostrará resultados precisos. Se você quiser verificar a fração molar, use nossa Calculadora de Fração Mole.

Esperamos que tenha gostado do nosso trabalho, dê-nos um feedback para que possamos melhorar constantemente. Boa sorte, saúde!


Envie sua avaliação