Close Ad
AdBlocker Detected
adblocker detected
Calculatored depends on revenue from ads impressions to survive. If you find calculatored valuable, please consider disabling your ad blocker or pausing adblock for calculatored.

Calculadora de meia vida

Results

Definição de meia vida

De acordo com a definição de meia-vida, o tempo total necessário para que qualquer substância ou quantidade seja reduzida à metade de sua concentração inicial é chamado de meia-vida.

O que é Half Life?

A meia-vida é explicada como o tempo necessário para a taxa de decaimento de qualquer substância que possa ter uma estrutura instável por um fator constante 2. Portanto, se a concentração inicial de uma amostra em particular é conhecida como A, então, a decadência nesta quantidade após a meia-vida será A/2.

Half Life Formula

seada no processo de decadência e no número de núcleos instáveis remanescentes após o tempo "t". Portanto, o valor de "t" pode ser encontrado ou determinado usando a equação de meia-vida

$$\text{N(t)} = \text{N(0)}\;*\;0.5\frac{t}{n}$$

Onde:

  • N (t) é a quantidade restante de uma substância após o tempo "t" ter decorrido
  • N (0) é a quantidade inicial desta substância
  • T é a meia-vida

Você também pode determinar a quantidade restante de uma substância usando alguns outros parâmetros na fórmula fornecida, como:

$$N(t) = N(0)\;*\;e^{(\frac{-t}{τ})}$$

$$N(t) = N(0)\;*\;e^{(-λt)}$$

Onde:

  • "T" é o tempo de vida médio - a quantidade média de tempo que um núcleo permanece intacto
  • "λ" é a constante de decaimento (taxa de decaimento)

Cada um dos três parâmetros que retratam a radioatividade de uma substância está conectado de forma associada:

$$T=\frac{ln(2)}{λ} = ln (2)*τ$$

Se balancear equações é uma tarefa difícil para você, você pode usar o balanceador de equações para o seu aprendizado.

Como encontrar o Half Life?

O período de tempo está associado à meia-vida, digamos que 7 dias significa que se você tem um número considerável de átomos radioativos com essa meia-vida, então, após 7 dias, metade deles liberou seu excesso de energia e decaiu em outra coisa.

Portanto, se tivermos 10.000 átomos de Exampelonium-111 com meia-vida de 7 dias, teríamos apenas 5.000 átomos dele. Então, 7 dias depois, teríamos apenas 2.500 átomos, etc. Uma calculadora de meia-vida ajuda você a encontrar o tempo exato em que um elemento radioativo precisa decair até sua metade.

Você também pode aprender como calcular gramas para moles? usando a fórmula de gramas para moles.

O que é radioatividade?

A radioatividade é um fenômeno que ocorre tanto na natureza quanto em laboratórios onde é feita artificialmente. Nesse processo, o núcleo dos átomos se desintegra emitindo ondas de energia chamadas radiação.

Como funciona a radioatividade?

Os átomos de elementos mais pesados ​​não têm uma proporção ideal de prótons para nêutrons. Isso os torna instáveis. Para se aproximar da proporção estável, os átomos passam por decaimento radioativo e no processo emitem energia ou várias partículas como subprodutos.

Os tipos mais comuns de materiais que apresentam decomposição radioativa são Urânio, Estrôncio, Plutônio e Rádio. A razão da instabilidade nesses e em outros materiais radioativos é que eles têm nêutrons extras em seus átomos. Isso cria desequilíbrio.

Aprenda qual é o significado de Moles? na radioatividade e como calculá-la usando a fórmula da fração molar.

Tipos de deterioração da meia-vida radioativa

O decaimento da meia-vida radioativa é de três tipos

  • Decadência Alfa
  • Beta Decay
  • Deterioração gama

O que é Half Life Calculator?

A calculadora de meia-vida é uma ferramenta que ajuda você a entender e calcular os fundamentos do decaimento radioativo. Esta calculadora é baseada na fórmula de meia-vida de elementos radioativos.

Pode-se usar esta ferramenta para calcular o início e a menor quantidade de uma constante de decaimento de meia-vida. A equação de meia-vida e a fórmula de meia-vida são descritas sobre elementos radioativos para utilizar esta calculadora de meia-vida da melhor maneira possível.

Como usar a Calculadora de Half Life?

A calculadora de meia-vida usa a fórmula de meia-vida para resolver os problemas de equação e meia-vida. Você precisará seguir as etapas abaixo para calcular a meia-vida de qualquer elemento radioativo usando a calculadora online de meia-vida.

  • Insira a quantidade inicial ou inicial de uma substância no primeiro campo.
  • Insira a quantidade final de um elemento no segundo campo.
  • Digite o tempo decorrido (quanto tempo demorou para que essa quantidade de material decaísse) no terceiro campo.
  • Agora clique no botão "CALCULAR".

Depois de colocar todos os valores na calculadora de meia-vida, ela calculará um resultado para você sem qualquer demora. Você pode confirmar os resultados resolvendo manualmente a equação de meia-vida usando a fórmula de meia-vida.

Esperamos ter impedido você de compreender a meia-vida. Temos outras calculadoras para você aprender o rendimento e seus tipos. Você também pode aprender como calcular o rendimento percentual e como calcular o rendimento teórico usando calculadoras.


Envie sua avaliação